sábado, 28 de junho de 2008

VOCÊ NÃO PODE DIRECIONAR OS VENTOS, MAS PODE AJUSTAR AS VELAS

A expectativa de vida do brasileiro é de 75 anos, então quando completei 50 anos (2/3 da minha existência já havia se passado!!!) comecei a fazer um inventario da minha vida. Meu coração andava inquieto com os rumos do meu trabalho. Brotava uma insatisfação, que eu não conseguia explicar.

Continuei tocando meu trabalho como professor na Universidade de Fortaleza e na Direção Geral do Colégio Kerigma, que é um ministério da Igreja Batista Central, orando pedindo a Deus direção. Em agosto de 2007 eu me desliguei da UNIFOR e em janeiro de 2008 o Kerigma me deu uma licença para cuidar da saúde e sondar o coração sobre os rumos do meu ministério.

Eu e Magali fizemos uma viagem para o sudeste e sul para descansar e também para reencontrar pastores que foram chaves na nossa formação teológica.
Do encontro com o Pr. Daniel Reis um assunto ficou bem marcado na minha memória; duas coisas são de exclusiva responsabilidade nossa na prestação de contas que vamos dar a Deus: Vocação e Chamada e o trecho de Mateus 25:1, 14-30 ilustra bem esta colocação:

Vocação=> tem a ver com nossas habilidades naturais e o aprimoramento que damos a elas e com nossos dons que são capacitações sobrenaturais que Deus nos dá para o engrandecimento do reino. Habilidades e dons são os tesouros que Deus nos dá para “negociar” neste mundo e multiplicá-lo. Deus não vai “cobrar” de mim nada que Ele não tenha me dado.

Chamada=> tem a ver com o lugar de serviço, onde vou utilizar os meus dons para o benefício do reino de Deus. É aqui que temos que ter sabedoria para decidir onde “amarrar meu burro”. Precisamos nos conectar em lugares onde nossos dons possam ser utilizados no seu potencial máximo, pois nossa vida é curta e só temos uma oportunidade de vivê-la, depois da morte é a prestação de contas.

Procurando sintetizar em uma frase nossa vocação pode ser expressa assim:
“Preparar os santos para a obra do ministério com maturidade e responsabilidade pelo desenvolvimento amoroso e harmonioso do corpo de Cristo”.

Durante nossa estada em São Paulo recebemos um convite para visitar Portugal. Foi através do conhecimento da dimensão das necessidades ministeriais em Portugal (é dos países ocidentais com o menor índice per capita de evangélicos) que Deus tem "esquentado" nosso coração por aqueles irmãos e todo o trabalho que eles estão realizando. Assim como em I Co.16:9 (...porque se abriu para mim uma porta ampla e promissora...) o apostolo Paulo identificou em Éfeso oportunidade de ser útil ao ministério; o Espírito Santo tem nós mostrado uma ampla e promissora porta de serviço em Portugal através do contato com Pr. Paulo Pascoal. Poderemos ajudar no desenvolvimento de uma Igreja Local e cooperar com o Seminário Teológico Batista como professor expandindo assim as oportunidades de treinamento de liderança.

A visão do apostolo Paulo escrita em Atos 16:9 (Durante a noite Paulo teve uma visão, na qual um homem da Macedônia estava em pé e lhe suplicava: "Passe à Macedônia e ajude-nos") nos inspira e incentiva a aceitar o convite do Pr. Paulo em juntar nossas forças na construção de uma Igreja relevante e no desenvolvimento de lideres para a nova realidade da sociedade portuguesa e mundial.
Portanto, no final de junho estou deixando meus vínculos com o Kerigma para concentrar nossos esforços para viabilizar nossa ida para Portugal.

Nenhum comentário: